domingo, 10 de outubro de 2010

Forno Desidratador: Como Construir ?

Obs.: Este não é nossa indicação mas é outra possibilidade!

No caso de dificuldade ou ausência de luz solar e desejando produzir o pão essênio (ótimo para quem adora pão e não adora engordar!),  você necessariamente terá que adquirir um forno desidratador cuja estrutura não passa de uma caixa, lâmpadas internas e pequenos ventiladores. No mercado esse tipo de forno não custa tão caro hoje, em torno de 100 dólares. Sabemos que em São Paulo estão disponíveis. Caso porém, o leitor não os consiga encontrar, pode fazer contato conosco que faremos a devida indicação.Havendo porém, algum sol em sua região, a montagem do forno desidratador caseiro exige poucos materiais.

O mais simples pode ser feito até com uma caixa de papelão: Você deve forrar, utilizando cola ou fita adesiva, com papel alumínio ou laminado, o interior de uma caixa cuja medida seja no máximo 50cm. de largura por 20cm. de altura. Após forrada você deve abrir uma janela em cada lado, cortando com um estilete,  formando quatro janelas que devem medir no máximo 25cm. de largura por 7cm. de altura que serão cobertas com uma telinha tipo filó para a circulação do ar. Não esqueça de utilizar bem a cola ou fita adesiva para que o papel laminado não solte, principalmente nas bordas.

Tudo ok, agora vamos construir a tampa apenas com um vidro cuja medida cubra a caixa. Caso você tenha um vidro menor, não há problema, cubra o excedente com a mesma tela que utilizou para as janelas laterais. A tampa de seu forno deve ser presa com fita adesiva em apenas um lado para que abra e feche com facilidade. 
 
Pronto, agora é só moer bem o trigo germinado ou batê-lo (sem exagero) ao liquidificador, sem água, apenas úmido aplicando sal marinho, cebola ou maçã raladas, uma pitada (opcional) de óleo de oliva, formar pequenos discos do tamanho da palma de sua mão e levá-los sobre pratos ou tabuleiros ao forno desidratador por você construído e expô-los ao sol durante todo o dia, do amanhecer até o final da tarde. Duas lâmpadas fortes aplicadas sobre os pães também funcionam na ausência do sol, o que não é vantajoso do ponto de vista econômico. É assim que você preparará o pão essênio com todos os nutrientes do trigo cru e germinado, ideal para um lanche de final de tarde. O pão essênio pode ser guardado na geladeira por um ou dois dias e não deve ser aquecido. Seu forno caseiro também servirá para desidratar frutas que deverão ficar expostas de 2 a 5 dias em pedaços médios no caso de frutas grandes como mamão e abacaxi.

Clique AQUI e veja outro exemplo de forno desidratador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário