domingo, 10 de outubro de 2010

Faça uma Horta Caseira

Além da produção caseira de brotos e grãos germinados, você pode descobrir que a horta em casa é uma atividade muito terapêutica tanto no sentido da alimentação quanto da atividade física, já que é altamente prazerosa e movimenta toda a musculatura.

Para a excelência nesse investimento, são necessários alguns instrumentos como pá de corte, pá de concha, enxada, ancinho, baldes, regador, mangueira e outros.  No menor dos espaços você pode plantar couve, brócoli, rúcula, alface, tomate e outras hortaliças. Num espaço maior você pode plantar muitas frutas e hortaliças maiores como abóboras, melancias e melões. Quando mexemos na terra, levamos sementes ao solo, regamos, cuidamos dos canteiros, colhemos e consumimos, estamos imitando Deus e possibilitando vida para centenas de seres. Você instalará um novo ecossistema em seu quintal onde além de gêneros comestíveis poderá plantar flores e plantas decorativas que lhe trarão grande alegria. Não esqueça de plantar girassol ao redor de sua horta ou terreno, eles servirão de alimento para pássaros e insetos que não virão a seu plantio. Afinal, na natureza, deve haver espaço para todos pois todos desejam comer com qualidade. 

Existem muita informação sobre hortas caseiras na Internet. Também as prefeituras através das secretarias de agricultura, assim como as sedes da Embrapa e da Emater, normalmente oferecem por escrito as técnicas de plantio doméstico. Morei em uma cidade onde havia hortas comunitárias, espaços onde a vizinhança se reúne para plantar e dividem as colheitas. Fica aqui a sugestão !

Nenhum comentário:

Postar um comentário